Cada vez mais pais procuram profissionais de saúde para orientações de como estimular seus filhos, como lidar com determinadas situações ou comportamentos.
Essa reportagem consegue orientar basicamente acerca da estimulação da independência, isto é, a partir do conhecimento sobre desenvolvimento cognitivo, que tarefas do dia-a-dia podem ser introduzidas.
Cada tarefa precisa ser planejada, treinada e os pais precisam lidar com frustrações, acertos e erros.
Fica a dica de leitura.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/criancas-autonomas-especialistas-ensinam-estimular-independencia-hora-medida-certas-799876.shtml
"Desde os 2 anos, Matheus toma banho sozinho. Com 3, terminou sua primeira refeição sem precisar de ninguém. "Fez uma bagunça: se embaralhou com os talheres, usou um pouco as mãos para ajudar, mas comeu. Fiquei muito impressionada e contente", conta a mãe, a analista de contas Fernanda Souza, 23 anos. Todo pai e toda mãe já passaram por esse momento excitante em que o filho fez algo sozinho pela primeira vez. Pode ter sido durante um almoço em que a criança comeu sozinha ou, mais para a frente, ao completar a lição de casa sem supervisão. Essa independência adquirida até mesmo nos menores gestos é chamada deautonomia. "É a capacidade de direcionar a própria vida, de desenvolver-se para melhor", explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia".
Quando começar a...
Veja uma média de idade para cada marco e o que se filho ganha com ele:
Comer sozinho
Veja uma média de idade para cada marco e o que se filho ganha com ele:
Comer sozinho
Em torno dos 2 anos, ele consegue levar o garfo ou a colher à boca, mesmo que faça alguma bagunça. Com isso, as habilidades sociais crescem muito. Os pais podem, por exemplo, ir a restaurantes sem se preocupar tanto.
Usar a faca
Pode começar aos 8 anos, mas com supervisão total. Dá para passar o final de semana na casa de um amigo ou comer fora na companhia de adultos que não sejam os pais.
Tomar banho sozinho
A partir dos 4 anos, a criança pode coordenar o uso do xampu sem deixar cair no olho, por exemplo. Garante tempo de relaxamento à criança e dá mais liberdade para a mãe ou o pai se dedicarem a outras tarefas.
Ir ao banheiro e se limpar
Como o desfralde começa aos 2 anos, o bebê já está dando os primeiros passos em direção à autonomia. A partir dos 6 anos, a criança deve ir ao banheiro sozinha e, aos 7, pode fazer a própria higiene.
Fazer a lição de casa sozinho
Varia muito de acordo com a escola e o tipo de tarefa, mas, em média, aos 6 anos ela já consegue responder por si só. O momento é importante para a construção do conhecimento, do caminho próprio de raciocínio em cada questão.
Comentários
Postar um comentário