Pular para o conteúdo principal

Como estimular a coordenação motora?

Podemos definir coordenação motora como  a capacidade de usar de forma mais eficiente e harmônica os músculos esqueléticos,sistema sensorial e sistema nervoso, a fim de produzir ações motoras precisas e equilibradas e reações rápidas adaptativa ao contexto. Essa ação motora pode ser considerada uma ação global, plástica e econômica. Uma boa coordenação motora supõe integridade e maturação do sistema nervoso. Isto indica que, a cada faixa etária, a criança desenvolverá habilidades motoras condizentes.A coordenação motora também é a função que permite a criança dominar o corpo no espaço, inicialmente com movimentos mais rudes e grosseiros e, a partir da experiência e desenvolvimento do sistema nervoso, refinando os movimentos e adquirindo um repertório adequado.

A insuficiência da coordenação refere-se à instabilidade motora geral, que pode ser corrigida a partir de exercícios de estimulação de áreas sensoriais e motoras, aumentando a qualidade e quantidade de experiências motoras vivenciadas pela criança.

Dicas de exercícios:

Para bebês ( a partir de 8 meses)

  1. Encha um balde com esponjas limpas cortadas em pequenos pedaços e esprema a esponja para que o bebê veja como a água é retirada da esponja. Deixe que o bebê brinque com as esponjas e incentive que o bebê esprema as esponjas.
  2. Com copinhos coloridos, incentive o bebê a retirar a água do balde e encher os copinhos, espremendo as esponjas.
  3. Jogos de encaixe --> podem ser comprados ou feitos com caixa de papelão. A diferença é que as peças precisam ser grandes para facilitar o manuseio.
                                                                      (www.zazaparafilhotes.com.br)

A partir de um ano e meio:
www.adaptafacil.com.br
  1. Jogos de argola --> pode ser produzido com a parte interna do rolo de guardanapo grande, forrado, e uma caixa de sapato furada e revestida. Fixar o rolo de papelão na caixa com fita durex. As argolas podem ser compradas nas casas de R$1,99.
  2. Jogos de encaixe com peças menores e com diferentes formas.
  3. Quebra cabeça --> com poucas peças. Você pode baixar uma figura ou desenho que a criança goste, imprimir e plastificar e recortar em 4 ou 8 peças de encaixe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prancha para trabalhar atenção e discriminação

Para trabalharmos função atentiva e discriminação, podemos iniciar com treino cognitivo, através de formas simples e registrar: erros, acertos, tempo de reação e tempo total da atividade. Conforme o paciente for diminuindo o seu tempo, é possível sofisticar os estímulos e cada vez mais aproximá-los do estímulos do cotidiano (por exemplo: busca de objetos em casa, no supermercado...) Obs: não conheço a fonte, assim que possível indico aqui!

Recebi encaminhamento para avaliação neuropsicológica...o que fazer?

   Desde a minha experiência como estagiária no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (lááá em 2008) percebi que muitos pacientes procuravam o setor com o encaminhamento para avaliação neuropsicológica sem saber o que esperar. Hoje, na minha clínica, ainda vejo que muitos pacientes ligam para marcar a avaliação sem compreender qual o papel dessa avaliação. Então, o post de hoje é para falar sobre o que é neuropsicologia e para que serve a avaliação neuropsicológica. Espero que seja útil! D A neuropsicologia é o estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano, sendo uma área específica da psicologia e da fonoaudiologia, buscando compreender o funcionamento do cérebro a partir da observação do comportamento humano. Atualmente, sabe-se que não é relacionar função cerebral com lesões, pois diversos quadros clínicos tem relação com o funcionamento cognitivo e não com a estrutura cerebral. Dessa forma, a neuropsicologia entende que a participação do cérebro com...

O que é avaliação neuropsicológica?

Teve indicação para avaliação neuropsicológica? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Atendimento na Tijuca e Taquara! 21 - 96523-3264