O hábito de ler deve ser inserido como uma atividade do cotidiano, atividade que deve fazer parte da rotina da criança e da família. As crianças começam a ser alfabetizadas formalmente aos 5 ou 6 anos, entretanto, não devemos esperar o momento escolar, formal, para iniciar a criança no mundo da leitura ou mesmo apostar que somente a escola conseguirá desenvolver um bom trabalho. A escola é apenas uma parte, uma ponta de educação de nossas crianças, e por isso, cabe suporte familiar nesta tarefa. Quanto mais cedo, melhor!
Para que a leitura não seja chata, dicas!
- A leitura pode ser introduzida antes mesmo da alfabetização, desde que os materiais sejam adequados e tenha supervisão de um adulto. Com crianças de 8 meses, é possível utilizar livros para o banho, com material agradável, colorido e que suporta manuseio. Os pais podem contar as estórias, mostrar figuras, fazer sons!
- A leitura deve ter caráter de lazer e não empregada como uma punição. Ambiente agradável, com boa luminosidade e a criança deve escolher o livro (adequado a sua faixa etária). A leitura exercita a criatividade.
- Utilizar encenações, diferentes entonações de voz, estimular o desenho de uma determinada cena, uso de fantoches são diferentes recursos lúdicos que reforçam o comportamento leitor.
- Os livros devem ficar ao alcance da criança, como um sinal que podem ser manuseados, mexidos e que servem como tarefas de lazer.
- Estimular ida à livrarias, museus, bibliotecas públicas e outros espaços de leitura
Dicas de livros:
Livros de "banho" - para crianças de 6 meses em diante, que já consigam manter postura na banheira. (fonte: www.livrariacuritiba.com.br)
Livros para colorir (treino de coordenação viso-motora, atenção, estimulação sensoperceptiva)
(fonte: www.rj-quebarato.com.br)
Livros de tecido (diferentes texturas, podem ser feitos com auxílio dos pais)
(fonte: http://ensinoinfantilnumclique.wordpress.com)
Comentários
Postar um comentário