Pular para o conteúdo principal

Como estimular a leitura desde cedo?

O hábito de ler deve ser inserido como uma atividade do cotidiano, atividade que deve fazer parte da rotina da criança e da família. As crianças começam a ser alfabetizadas formalmente aos 5 ou 6 anos, entretanto, não devemos esperar o momento escolar, formal, para iniciar a criança no mundo da leitura ou mesmo apostar que somente a escola conseguirá desenvolver um bom trabalho. A escola é apenas uma parte, uma ponta de educação de nossas crianças, e por isso, cabe suporte familiar nesta tarefa. Quanto mais cedo, melhor!

Para que a leitura não seja chata, dicas!
  • A leitura pode ser introduzida antes mesmo da alfabetização, desde que os materiais sejam adequados e tenha supervisão de um adulto. Com crianças de 8 meses, é possível utilizar livros para o banho, com material agradável, colorido e que suporta manuseio. Os pais podem contar as estórias, mostrar figuras, fazer sons! 
  • A leitura deve ter caráter de lazer e não empregada como uma punição. Ambiente agradável, com boa luminosidade e a criança deve escolher o livro (adequado a sua faixa etária). A leitura exercita a criatividade.
  • Utilizar encenações, diferentes entonações de voz, estimular o desenho de uma determinada cena, uso de fantoches são diferentes recursos lúdicos que reforçam o comportamento leitor.
  • Os livros devem ficar ao alcance da criança, como um sinal que podem ser manuseados, mexidos e que servem como tarefas de lazer.
  • Estimular ida à livrarias, museus, bibliotecas públicas e outros espaços de leitura
Dicas de livros:
Livros de "banho" - para crianças de 6 meses em diante, que já consigam manter postura na banheira. (fonte: www.livrariacuritiba.com.br)

Livros para colorir (treino de coordenação viso-motora, atenção, estimulação sensoperceptiva) 
(fonte: www.rj-quebarato.com.br)

Livros de tecido (diferentes texturas, podem ser feitos com auxílio dos pais)
(fonte: http://ensinoinfantilnumclique.wordpress.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prancha para trabalhar atenção e discriminação

Para trabalharmos função atentiva e discriminação, podemos iniciar com treino cognitivo, através de formas simples e registrar: erros, acertos, tempo de reação e tempo total da atividade. Conforme o paciente for diminuindo o seu tempo, é possível sofisticar os estímulos e cada vez mais aproximá-los do estímulos do cotidiano (por exemplo: busca de objetos em casa, no supermercado...) Obs: não conheço a fonte, assim que possível indico aqui!

Recebi encaminhamento para avaliação neuropsicológica...o que fazer?

   Desde a minha experiência como estagiária no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (lááá em 2008) percebi que muitos pacientes procuravam o setor com o encaminhamento para avaliação neuropsicológica sem saber o que esperar. Hoje, na minha clínica, ainda vejo que muitos pacientes ligam para marcar a avaliação sem compreender qual o papel dessa avaliação. Então, o post de hoje é para falar sobre o que é neuropsicologia e para que serve a avaliação neuropsicológica. Espero que seja útil! D A neuropsicologia é o estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano, sendo uma área específica da psicologia e da fonoaudiologia, buscando compreender o funcionamento do cérebro a partir da observação do comportamento humano. Atualmente, sabe-se que não é relacionar função cerebral com lesões, pois diversos quadros clínicos tem relação com o funcionamento cognitivo e não com a estrutura cerebral. Dessa forma, a neuropsicologia entende que a participação do cérebro com...

O que é avaliação neuropsicológica?

Teve indicação para avaliação neuropsicológica? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Atendimento na Tijuca e Taquara! 21 - 96523-3264