O tratamento do TOD na Terapia Cognitivo Comportamental deve abranger:
- Psicoeducação, pois aumenta a chance da criança ou adolescente na aderência do tratamento, pois estes passam a saber como devem se comportar e o que esperam deles em cada situação. Além disso, informações, dados e estatísticas sobre o transtorno auxiliam na compreensão do funcionamento da criança.
- Ensino de habilidades comportamentais para a criança e treinamento de pais. O objetivo do treinamento de pais é ensiná-los a lidar de forma mais positiva com seus filhos. Pais de crianças com TOD tendem a focalizar somente nos comportamentos negativos, constantemente punindo seus filhos. A punição tem efeito temporário e não modela novas respostas. Isto que dizer que retirar o video-game, bater ou algo do gênero não fará com que seu filho aprenda uma nova forma de se comportar. Este trabalho com os pais envolve conhecer as causas e consequências de comportamentos e reforçar comportamentos funcionais.
- Ensinar o desenvolvimento de habilidades sociais
- Utilização de técnicas cognitivas como reatribuição, exploração de alternativas e resolução de problemas e diminuição de atributivos hostis.
Comentários
Postar um comentário