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Qual a hora certa de colocar a criança na escola?

Portal EBC* 29.10.2014 - 11h44
Fonte: http://www.ebc.com.br/ 
 
Saber o momento certo de colocar a criança na escola pode influenciar seu sucesso ao longo da vida escolar e na vida adulta. Isto é o que sugerem diversos estudos sobre prontidão escolar agrupados pela Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.
Segundo os especialistas, evidências acumuladas revelaram que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização – da pré-escola à terceira série do ensino fundamental – tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, compreender como preparar melhor os pequenos para ingressar e ter sucesso no ensino fundamental tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. 

Mas como saber se a criança está pronta para trocar a rotina de casa pela escolar? O que significa estar pronto para a escola? As pesquisas indicam que uma série de fatores, e, principalmente, a conciliação de muitos deles, pode indicar que chegou a hora daquela criança. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem-alimentadas; são capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, os pais normalmente definem a prontidão em termos de habilidades escolares – tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.

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