Portal EBC*
29.10.2014 - 11h44
Fonte: http://www.ebc.com.br/
Fonte: http://www.ebc.com.br/
Saber o momento certo de colocar a criança na escola pode influenciar
seu sucesso ao longo da vida escolar e na vida adulta. Isto é o que
sugerem diversos estudos sobre prontidão escolar agrupados pela Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.
Segundo os especialistas, evidências acumuladas revelaram que o
desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização – da
pré-escola à terceira série do ensino fundamental – tem uma relação
importante com o resultado posterior na escola. Por isso, compreender
como preparar melhor os pequenos para ingressar e ter sucesso no ensino
fundamental tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e
pesquisadores.
Mas como saber se a criança está pronta para trocar a rotina de casa
pela escolar? O que significa estar pronto para a escola? As pesquisas
indicam que uma série de fatores, e, principalmente, a conciliação de
muitos deles, pode indicar que chegou a hora daquela criança. Antes de
matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico,
motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes
em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa
norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes
identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são
fisicamente saudáveis, descansadas e bem-alimentadas; são capazes de
comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e
demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por
outro lado, os pais normalmente definem a prontidão em termos de
habilidades escolares – tais como saber contar ou conhecer o alfabeto.
Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.
Comentários
Postar um comentário