As birras são manifestações comportamentais observadas com relativa frequência nas crianças. Elas expressam a dificuldade que a criança tem de lidar com as frustrações, e isso é natural no processo de desenvolvimento.
Dos dois aos três anos, a birra é muito frequente. Tanto que a faixa etária ficou conhecida como “os terríveis dois anos”.
A esta época, a criança está aprendendo que seus comportamentos produzem alterações no ambiente e nem sempre provocam as consequências desejadas. Assim, a criança, quando não é atendida, externalizam sua frustração, chorando, gritando e jogando objetos.
Assim, na interação com pais e com outras pessoas, a criança irá começar a aprender a tolerar frustrações, isto, o comportamento emitido nem sempre produzirá a consequência esperada. Este processo de aprendizagem dependerá diretamente de como o ambiente irá reagir diante das solicitações da criança.
Numa crise, é importante dar atenção à criança, acolhê-la, esclarecer que o que ela quer não pode ser dado naquele momento, mas que talvez seja possível mais tarde ou em outra ocasião. A colocação de regras, já nesta idade, vai preparar a criança para as situações complexas que surgirão ao longo da vida. É o início de um aprendizado importante sobre os “limites” que sempre implicam em alguma dose de frustração.
Apesar de ser uma situação conflituosa, com certeza será gratificante a médio e longo prazo, permitindo que a criança se transforme num indivíduo tolerante, paciente, com claras noções do que pode ou não fazer e dizer, do que é seu e o que é do outro. E com certeza ele terá também mais chances de ser feliz, com um desenvolvimento emocional adequado que vai favorecer a sua integração social.
fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2014/12/birra-entenda-as-causas-e-saiba-como-lidar
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