Devemos saber que a criança aprende o tempo inteiro, mesmo que o outro não esteja programando nada a ser ensinado. Isto quer dizer que a criança aprender por imitação, apenas observando oque e como o outro faz para, posteriormente, reproduzir o comportamento. A criança também aprende pelas consequências de seus comportamentos, isto é, quando ela se comporta, provoca reações no ambiente (pais, avós e outros). Assim, ao longo da vida,a criança experimentando, constrói um repertório habilidoso e útil.
Entretanto, as pesquisas apontam que, crianças que crescem em um ambiente enriquecido desenvolvem melhor suas funções cognitivas. Ambiente enriquecido não quer dizer jogos eletrônicos, brinquedos caros mas sim, um ambiente que propicie novas experiências e novas aprendizagens.
Como o pais podem se tornar estimuladores de seus filhos?
A maior qualidade dos pais como estimuladores é ensinar a fazer algo, ensinar a fazer algo de maneira diferente ou espontaneamente!!!
Aí vão dicas valiosas:
- Reserve um tempo específico para as atividades estimuladoras: os pais precisam dedicar-se a tarefa de estimulação. Logo, precisa ser uma tarefa programada e acontecer de forma sistemática.
- Escolha quais áreas estimular: Procure guias sobre estimulação cognitiva, para o desenvolvimento de funções como atenção, memória, coordenação motora, linguagem, sensopercepção entre outras. O planejamento é importante para que não haja estimulação excessiva de uma determinada área.
- Respeite o nível de maturidade da criança: observar se a tarefa é compatível com a idade cronológica e cognitiva da criança. Apesar de ser uma estimulação programada, a criança precisa se divertir!!!
- Fique atento aos sinais: Um projeto bem estruturado de estimulação é importante, porém, o estimulador precisa verificar como a criança reage a cada tarefa. Risos espontâneos, gritos, palmas são bem-vindos! Cansaço, tédio, choro...é a hora de parar!
Com cautela e sem excessos, a estimulação é sempre bem-vinda!
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