Reabilitação Cognitiva
A reabilitação cognitiva visa desenvolver e aplicar recursos no intuito de melhorar a capacidade cognitiva do cliente portador de lesão cerebral ou em déficit/declínio cognitivo, organizando informações e auxiliando no processamento das mesmas com o objetivo de qualidade de vida.
Este processo se dá através da organização de exercícios sistemáticos e retreino para trabalhar funções cognitivas, tais como atenção, função executiva, memória, linguagem e outras.
No procedimento terapêutico, os exercícios objetivam primeiramente a restauração clínica de funções, e secundariamente a compensação de funções que não reagem bem aos procedimentos de restauração. Embora possa incluir programas de intervenção neurofarmacológica, psicoterapeutica (comportamental, cognitiva ou neuropsicológica), a reabilitação cognitiva não se reduz a tais programas.
O planejamento e eficácia da reabilitação cognitiva deve ser realizada de forma individual, pois, inúmeras variáveis podem contribuir positivamente ou não para o sucesso do trabalho. Questões como natureza, localização e magnitude da lesão, tempo desde a lesão, idade, saúde geral e nível de funcionamento anterior à lesão, disfunções físicas, intelectuais, emocionais, sociais irão influenciar em todo processo terapêutico.
Caso você apresente déficit de memória, atenção, dificuldade em resolver problemas do cotidiano ou sofreu AVC, TCE, procure um profissional que realize reabilitação cognitiva para minimizar os possíveis déficits.
Comentários
Postar um comentário