Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2014

'Treinar' pais de criança autista reduz sintomas do transtorno

Fonte: Revista Veja http://veja.abril.com.br/noticia/saude/treinar-pais-de-crianca-autista-reduz-sintomas-do-transtorno 'Treinar' pais de criança autista reduz sintomas do transtorno Pesquisa demonstrou eficácia de método que ensina os pais a estimular o desenvolvimento de bebês com sintomas de autismo Autismo: Ensinar pais a estimular linguagem, atenção e aprendizado das crianças ajuda a reduzir sintomas (Thinkstock/VEJA) Em um novo estudo, pesquisadores concluíram que um determinado tratamento, aplicado nos primeiros anos de vida de um bebê com sinais de autismo, pode melhorar seu desenvolvimento e reduzir os sintomas do transtorno durante a infância. A terapia, no entanto, não é direcionada à criança, mas sim aos seus pais, que passam por uma espécie de treinamento para que estimulem a comunicação dos filhos. CONHEÇA A PESQUISA Título original:  Autism treatment in the first year of life: A pilot study of Infant Start, a parent-implemented interventio...

Prancha para trabalhar atenção e discriminação

Para trabalharmos função atentiva e discriminação, podemos iniciar com treino cognitivo, através de formas simples e registrar: erros, acertos, tempo de reação e tempo total da atividade. Conforme o paciente for diminuindo o seu tempo, é possível sofisticar os estímulos e cada vez mais aproximá-los do estímulos do cotidiano (por exemplo: busca de objetos em casa, no supermercado...) Obs: não conheço a fonte, assim que possível indico aqui!

Pranchas para aprendizagem de comportamentos funcionais

Essas pranchas são utilizadas em estimulação infantil, principalmente com crianças com déficit de comunicação. É possível adaptar estas pranchas para tornar o dia-a-dia do idoso cada vez mais funcional. 1ª dica: Recortar as figuras e colocá-las fora de ordem e, através de instruções verbais, solicitar que o idoso coloque em ordem. Importante é minimizar erros, impedindo que o idoso "erre" a ordem.  2ª dica: Deixar na ordem próximo dos ambientes da residência: passo a passo antes de acorda (no quarto) na hora da alimentação, como pistas visuais. Obs: figura retirada do site:http://www.assistiva.com.br/ (Vale a pena a leitura do site!!)

Benefícios da boa alimentação

Essa figura tem como fonte a equipe do "Nutre e Consult" e cabe ressaltar que os estudos não apontam uma relação do tipo "causa e efeito" e sim, que uma boa alimentação, equilibrada e saudável, aliada a exercícios físicos, aumentam as chances de um envelhecimento  saudável.

Mulher vive sem parte do cérebro responsável pelo equilíbrio

Cada vez mais devemos estudar neuroplasticidade e conhecer como o cérebro pode acomodar novas conformações e funcionalidades. "Médicos na China descobriram uma jovem de 24 anos que possui uma vida quase normal mesmo sem ter parte do cérebro. A condição foi descoberta quando a mulher foi ao médico após ter um ataque de náuseas e vômitos por um mês. A paciente contou aos médicos que sofreu com tonturas a vida toda, que teve dificuldade para andar quando criança e só conseguiu caminhar aos quatro anos. A jovem afirma que sempre teve dificuldade de andar de forma contínua. Quando os médicos examinaram o cérebro da mulher, descobriram que ela não tinha cerebelo, região do cérebro responsável pela  manutenção do equilíbrio e postura corporal . Em seu lugar, os exames identificaram um buraco repleto de fluido cerebrospinal. Feng Yu et al Raio-X mostra cérebro de mulher que aos 24 anos descobriu não ter cerebelo "A análise do cérebro não revela restos de quaisquer te...